Depois de algum tempo sem aparecêr , do qual peço desculpa , quiz recomeçar a série de artigos , com uma Homenagem á Nossa Senhôra , Mãe , Rainha e Protectôra Santíssima de Portugal , dêsde tempos ancestrais , na minha modesta opinião , bem antes da Fundação Oficial de Portugal . No entanto , hôje não falarei dêsse aspecto ...Hôje , e cada vez mais , á medida que as trevas se adensam , Necessitamos da LUZ do Espírito Santo que a Nossa Mãe do Céu nos envia para nos Libertarmos ...
Apelêmos com Amôr e Humildade á Nossa Senhôra , Rainha e Mãe de Portugal para nos Libertar de tôdo o Mal e do jugo dos Inimigos de Dêus
Os Tempos que vivêmos , embora extraordinários (os Tempos da Revelação prometida no Apocalipse ...) , são tempos de grandes Trevas por serem o Final dos Tempos ...mas , onde há uma grande Treva , há Sempre , simultâneamente , uma Grande Luz ... a nós , pequeninos como sômos , cabe-nos a Escôlha que a Revelação nos propõe ... De que Lado querêmos estar ? Do lado da Inconsciência , do "deixa andar" , da Mediocridade , da mais abjecta materialidade ?
(... não que o Material seja Mau em si . Não é . É sim , uma Benção de Dêus . Mas é também , a maneira , Luminosa , ou não , como utilizamos a vida Material , que faz com que seja , Bom ou Mau , aquilo que fazêmos na Vida ) .
Ou do Lado da Consciência , da Belêza e da Verdade de Dêus na nossa vida ? A Escôlha de cada um de nós , implica Responsabilidade pelos nossos sentimentos , pensamentos e acções , e é essa escôlha que faz com que a Vida não seja , de nenhuma maneira , um acaso ...Nada é uma acaso ! Isso é o que se chama de Consciência ! Dêus nunca é Injusto ! Não há Injustiça na Criação Divina ... fomos nós , foi a Liberdade de escolhêrmos e , no entanto , há , tem havido ao longo de séculos , uma Manipulação escondida pela Sombra , da nossa "Escôlha" ... mas isso , fica para outro artigo ... ) , que "construíu" o mundo de Trevas , de maldade e Hipocrisia em que têmos subvivido ,
(o qual coexiste , em paralelo , com a Luz , a Belêza , a Verdade e Simplicidade da Vida , a qual pode também sêr Vivida , se Diáriamente Escolhêrmos Conscientemente Dêus na nossa vida ...)
e que agora , pela Misericórdia de Dêus para com a SUA Humanidade e Criação , está nos sêus estádios finais ... se "isto" durasse muito mais tempo , não sobraria ninguém , nada , para contar a História ás gerações futuras ...
Portanto , sem mais delongas , aqui vai .
(As fotos e vídeo aqui apresentados foram acrescentadas por mim)
« Portugal, Terra de Santa Maria
A DEVOÇÃO DE Portugal a Maria começou desde o início da nação. No século XII , D.Afonso Henriques, fundador do Reino e primeiro rei de Portugal, pôs o seu país sob a protecção de Nossa Senhora por uma promessa, feita com o consentimento dos vassalos e assinada na Sé de Lamego, no dia 28 de Abril de 1142. Por isso, pode considerar-se esta data como o dia de baptismo de Portugal, que desde então passou a ser chamado TERRA DE SANTA MARIA . Alguns anos depois, quando a cidade de Santarém foi reconquistada aos Mouros, Dom Afonso Henriques fez construir um mosteiro dedicado à Virgem Santa Maria de Alcobaça .
A Virgem Maria tornou-se madrinha de cada cidade reconquistada aos Mouros.
Todas as conquistas do Rei fundador começaram sob os auspícios de Maria e, em cada cidade retomada aos Mouros, a Virgem foi entronizada como madrinha, enquanto o povo lá construía uma igreja com o seu nome: é o caso das mais antigas igrejas de Lisboa, designadamente a Nossa Senhora dos Mártires e a Nossa Senhora da Enfermeira.
Santuário de Nossa Senhôra da Nazaré
Não obstante, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no litoral, é sem dúvida o mais antigo Santuário Mariano Português, bem anterior à Fundação do reino; a estátua de Maria revela-nos a passagem dos espanhóis, naquela região, antes da invasão dos árabes. Na Batalha, no século XIV, o rei mandou construir, em sinal de agradecimento da parte de Portugal, uma enorme igreja dedicada a Maria, sobre a invocação de Nossa Senhora da Vitória, em comemoração da grande batalha ganha aos invasores espanhóis, no dia 14 de Agosto de 1385. Sempre no litoral português, é necessário assinalar a igreja de Santa Maria de Belém, pois foi desta praia, e após terem-se confiado à protecção de Maria, que os grandes navegadores partiram à descoberta dos mares. E assim começou em grande parte do mundo, onde não era conhecida, a veneração a Maria, Estrela do Mar, protectora dos navegadores e dos missionários.
A devoção mariana é particularmente marcada em Portugal pelas peregrinações; são chamadas procissões das velas (ou círios), pois cada paróquia tem o seu grupo de peregrinos que cada ano vai ao altar de Nossa Senhora entregar a sua vela. A vela da Virgem do Cabo, do Cabo Espichel, é uma das mais antigas velas portuguesas mas existem muitas outras, em todas as províncias do país. Outra particularidade : em Portugal, todas as catedrais são consagradas a Nossa Senhora da Assunção, como também mais de um terço das igrejas paroquiais. Este facto deve-se a que várias datas importantes da história portuguesa coincidiram com o dia de Nossa Senhora da Assunção. Também a festa de Nossa Senhora das Dores é uma das mais celebradas, assim como o rezo do terço. Em Portugal, é também corrente os pais darem a Virgem Maria como madrinha de uma criança, o que demonstra como esta Nação está ligada ao Amôr da Virgem.
25 de Março de 1646 : Nossa Senhora da Imaculada Conceição é reconhecida oficialmente como Protectôra de Portugal.
Mas foi no dia 25 de Março de 1646 que foi proclamado o decreto real confirmando a decisão das Cortes de nomear Nossa Senhora Imaculada Conceição protectora de Portugal, em agradecimento da independência da nação, na oitava de 8 de Dezembro de 1640. Desde então, todas as grandes instituições portuguesas, sem esquecer as universidades, decidem defender a doutrina da Imaculada Concepção... cerca de dois séculos antes da proclamação do dogma pela igreja em 1854!
Actualmente, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima é o foco de atracção mariana mais célebre e conhecido do país. Neste Santuário de fama mundial, a Virgem Santa pediu essencialmente 3 coisas : a devoção ao seu Coração Imaculado para livrar os pecadores do Inferno e pela paz; a consagração ao seu coração imaculado pela conversão da Rússia; a comunhão reparadora de cada primeiro sábado do mês. Os acontecimentos de Fátima propulsaram um novo fervor mariano que se propagou por todo o país! Todos os guias espirituais do país reconhecem que foi graças à protecção miraculosa de Maria e à profunda devoção mariana das suas crianças que a nação permaneceu fora da última Guerra Mundial, que tanto devastou o resto da Europa cristã!
Pio XII reconhece que a protecção de Nossa Senhora de Fátima preservou Portugal da Segunda Guerra Mundial.
Assim, o Papa Pio XII, aquando do coroamento da estátua de Nossa Senhora de Fátima, em 1946, podia afirmar: “ A guerra mais terrível que devastou o Mundo, ao longo de quatro intermináveis anos, rodeou as vossas fronteiras, sem conseguir ultrapassá-las; devem este facto a Nossa Senhora, que, do seu trono misericordioso, (…) situado em Fátima, no centro do vosso país, zelava por vocês e pelos vossos governantes...”
Aquando destas festas do coroamento da Nossa Senhora de Fátima, a Virgem viajou durante 32 dias por todas as paróquias do país e as multidões vinham aclamá-la ao longo das estradas: “Parecia que o país inteiro se tinha transformado numa imensa catedral sem paredes que limitassem a assistência. Literalmente, as cidades e as aldeias, para ir à frente da Virgem peregrina, ficavam despovoadas num mesmo instante”, escreve o padre José Oliveira Dias, s.j., na sua crónica. E continua: “Era, em geral, nas Câmaras Municipais que a Virgem passava a noite”. Fazia-se então a vigília eucarística, durante a qual, muito frequentemente, as autoridades civis tomaram o hábito [...] de consagrar solenemente o seu concelho ao Coração Imaculado de Maria”.
De Fátima ao mundo inteiro
Depois disso, Lúcia, vidente de Fátima, concebeu o projecto de fazer peregrinar Nossa Senhora pelo Mundo inteiro e, a partir de 1947, teve início esta peregrinação mundial: em toda a Europa, mas também em todos os continentes do Mundo, inúmeras paróquias acolheram a Virgem Imaculada de Fátima.